Shakespeare Apaixonado... pela mulher errada.

Levando várias premiações no Oscar de 1999, como o de "Melhor Filme", "Melhor Atriz" e "Melhor Roteiro Original", "Shakespeare Apaixonado" é um filme de comédia romântica que teve sua estreia em 1998. 


O filme conta a história de William Shakespeare, um jovem roteirista de teatro que está passando por um bloqueio criativo e não consegue escrever uma nova peça, no entanto, ao conhecer uma jovem chamada Viola de Lesseps, que desejava ser atriz, se apaixonou por ela e tornou-a sua musa inspiradora. O romance dos dois começa a passar por obstáculos quando ele descobre que ela já estava prometida a outro homem. 

Um ponto muito interessante do filme, é a forma como ele aborda as dificuldades sociais enfrentadas pelas mulheres na época em que a história se passa. Historicamente, sabemos que naquele período, as mulheres não podiam se apresentar no teatro Elisabetano, os homens eram quem assumiam os papéis femininos, caracterizando-se como mulheres. Além disso, não eram apenas as mulheres que desejavam ser artistas que sofriam repressão; um casamento por amor era praticamente impossível na era do Renascimento, as uniões baseavam-se em acordos financeiros. 

Além de mostrar a forma como as mulheres eram oprimidas pelo patriarcado na época, a obra é extremamente verossímil em relação á forma como o teatro e a arte se manifestavam no período Renascentista, onde as peças teatrais eram apresentadas apenas para a alta sociedade, como forma de entretê-los. 

Particularmente, como estudante de teatro, eu amei ver o processo de criação, bem como o processo de construção teatral de uma das peças mais famosas do teatro e da literatura "Romeu e Julieta", ainda que que a história do filme seja fictícia. 

Apesar de o filme não se tratar de uma história verídica do verdadeiro Shakespeare, ele faz várias referências, como o fato do nome da esposa do poeta, Anne Hathaway. Ao que se sabe, diferentemente do filme, Shakespeare e Anne se amavam e viviam super bem. 

Encerro esta breve resenha dizendo que "Shakespeare Apaixonado" é um filme leve e divertido, é uma história de amor com várias cenas cômicas e apaixonantes. Os figurinos e cenários realmente não parecem ser de 26 anos atrás, podendo facilmente chegar ao mesmo patamar de "Bridgerton" e outras obras atuais. 

O filme, atualmente, se encontra disponível para aluguel no Prime Vídeo. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filmes de Conforto

5 Motivos para assistir a nova série da Netflix "Geek Girl"