Filmes de Conforto

Recentemente, após passar por um dia ruim, a primeira coisa que pensei foi em deitar na minha cama e assistir Simplesmente Acontece, talvez pela centésima vez. Depois de refletir um pouco sobre o porquê eu nunca me enjoo dessa narrativa tão clichê, percebi que Simplesmente Acontece é um dos meus filmes de conforto.
Filmes de conforto são aqueles que você já assistiu várias vezes, mas mesmo assim não se cansa de revê-los, seja por pura distração ou pra fugir dos problemas. Quando você não está afim de se aventurar em novas histórias, ou pensar muito, e como o próprio nome diz, busca aquelas que já são confortáveis pra você. Mas afinal, que características definem um filme de conforto? 
Para muitas pessoas, filmes que remetem conforto são animações, ou filmes que elas viam em sua infância, afinal, essas histórias trazem o sentimento de nostalgia, a lembrança de uma época em que não existiam preocupações; além, é claro, de serem histórias leves, bem humoradas e de fácil compreensão. 
Outras pessoas tem como filme de conforto clichês adolescentes e filmes de romance ou comédias românticas, talvez, porque estes filmes representem aquilo que essas pessoas desejam para suas vidas, e que seja utópico no mundo real. 
Há também aqueles que dão replay sem parar em filmes de drama, talvez por identificação com os personagens principais, ou por gostarem de estar constantemente refletindo sobre as emoções próprias e de outras pessoas. 
E por fim, existem aqueles que recorrem á filmes de ação e aventura porque seu conforto está em sentir um pouco de adrenalina. 
Eu, particularmente tenho romances e filmes da Disney como meus filmes de conforto.
Com "Simplesmente Acontece", posso sonhar em viver uma história de amor épica e encontrar o amor e o melhor amigo na mesma pessoa. Com "De Repente 30" posso sonhar com o dia em que irei trabalhar em uma revista famosa, e pensar como seria se eu pudesse voltar nos tempos do colégio e fazer algo diferente. Com "Encantada" posso ficar maravilhada em frente á TV contemplando todo aquele universo mágico cheio de músicas e cores. 
Todos os meus filmes de conforto possuem uma característica em comum: todos me levam á sonhar, me levam para um universo onde o amor é puro, tudo é possível e os sonhos se realizam. Acho que no fundo é o que todas as pessoas procuram em seus filmes de conforto, fugir da realidade por duas horas. Magia, felicidade, coisas utópicas. Que nossas telas sejam sempre repletas de coisas boas, vamos deixar os problemas, preocupações, contas pra pagar, desentendimentos, traições e sofrimentos apenas para a vida real. E se você ainda não tem um filme de conforto, talvez seja a hora de adotar algum, qual é a história que te faz fugir da realidade?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shakespeare Apaixonado... pela mulher errada.

5 Motivos para assistir a nova série da Netflix "Geek Girl"